TRABALHADORES IMPEDIDOS DE TRABALHAR!!!!

Hoje foi dia de Greve na Administração Local.

Infelizmente e MAIS UMA VEZ, em diversas instalações da CMA (Alto do Índio e Vale Figueira são apenas dois exemplos), o piquete de greve encerrou as instalações a cadeado, impedindo o livre acesso dos trabalhadores que quisessem trabalhar, contrariando o disposto na Lei da Greve.

Quando questionámos o piquete sobre o motivo do fecho das instalações responderam-nos:

No Alto do Índio: (Srª. Paula Godinho): As instalações estão encerradas mas se as pessoas quiserem trabalhar têm que assumir a responsabilidade por tudo o que acontecer nas instalações!! – Parecem afirmações um pouco intimidativas.

Em Vale Figueira (Srº Paulo Júnior): Leia a Lei da greve!!!! Está fechado e está fechado!!! É dia de greve!!! E voltei a perguntar: Mas não deixam entrar os trabalhadores que querem entrar porquê?; Resposta: Está encerrado, está na Lei da Greve… e virou costas e não quis mais conversa…..

Em qualquer dos casos temos a lamentar a falta de democracia (e alguma falta de educação) demonstrada e continuamos a condenar este tipo de atitude.

De qualquer modo cumpre informar sobre alguns aspectos previstos na Lei 59/2008 sobre a greve:

Artigo 392.º - Direito à greve

1 — A greve constitui, nos termos da Constituição, um direito dos trabalhadores. –Não está escrito que é obrigatório ou é um dever aderir à greve.

Artigo 395.º - Piquetes de greve

A associação sindical ou a comissão de greve pode organizar piquetes para desenvolver actividades pendentes a persuadir os trabalhadores a aderirem à greve, por meios pacíficos, sem prejuízo do reconhecimento da liberdade de trabalho dos não aderentes. Não está escrito que podem fechar as instalações que por acaso não são do piquete, são da CMA

Artigo 406.º - Lock -out

1 — É proibido o lock -out.

2 — Considera -se lock -out qualquer decisão unilateral da entidade empregadora pública que se traduza na paralisação total ou parcial do órgão ou serviço ou na interdição do acesso aos locais de trabalho a alguns ou à totalidade dos trabalhadores e, ainda, na recusa em fornecer trabalho, condições e instrumentos de trabalho que determine ou possa determinar a paralisação de todos ou alguns sectores do órgão ou serviço ou desde que, em qualquer caso, vise atingir finalidades alheias à normal actividade do órgão ou serviço.Parece que esta esclarece todas as dúvidas!!!!!!

Tendo a CMA conhecimento destas situações que já aconteceram diversas vezes (sempre que há greve!!!!), não se compreende a atitude conivente da CMA perante esta situação.

MAIS GRAVE AINDA É O FACTO DE MUITOS DESTES TRABALHADORES TEREM QUE FAZER REQUERIMENTOS AOS RECURSOS HUMANOS PARA QUE NÃO LHES SEJA RETIRADO O VENCIMENTO DESTE DIA!!!!!!!!!

Ou seja, são impedidos de entrar e ainda por cima querem retirar o direito ao vencimento como se tivessem alguma culpa do encerramento das instalações!!!!!

Se isto não é intimidar as pessoas ou uma tentativa de obrigar as pessoas a fazer greve, não sei o que será!!!!!!!

Vamos mais uma vez insistir na próxima reunião da CT para que estas situações não se repitam de modo a que os trabalhadores não sejam prejudicados (vamos ver se a maioria da CT aceita as sugestões…….)

Vejam os vídeos disponíveis no YOUTUBE

Links:

http://www.youtube.com/watch?v=PbEoFpdSDwE

www.youtube.com/watch?v=5Vi--gbHTPw



Nota: Brevemente novidades sobre a confusão dos critérios de atribuição da Opção gestionária, concursos, etc.

Publicada porMITCMA à(s) 22:53  

3 comentários:

bandeira disse... 19 de setembro de 2009 às 22:08  

Sábado, 19 de Setembro de 2009
Estão de parabéns os trabalhadores da Câmara municipal de Almada que fizeram que fizeram parte dos piquetes de greve no dia 16 de Setembro.
Estão de parabéns os trabalhadores da Câmara municipal de Almada que fizeram que fizeram parte dos piquetes de greve no dia 16 de Setembro...Enfrentaram com mérito as provocações indecorosas de alguns dos delegados Sindicalistas do Sintap que
Filmaram, tiraram fotos e foram protagonistas de bocas insultuosas, como lacaios, comunas, entre outras mais aberrantes contra os membros dos piquetes de Vele Figueira, e Alto do Índio .Esses senhores concentraram-se junto aos portões dos estaleiros acima referidos numa atitude de provocação, os elementos dos piquetes numa atitude altruísta simplesmente os ignorou
A tónica deles é serrem a favor das políticas amarelas reaccionárias e anti-sociais do governo de Sócrates.
Sabe-se que em algumas Câmaras os piquetes tiveram que chamar a polícia de segurança pública devido às reacções provocatórias de alguns sindicalistas afectos ao Simtap
Publicada por bandeira em 22:16

MITCMA disse... 20 de setembro de 2009 às 00:31  

Resolvemos publicar o comentário do Sr. Bandeira (apesar de insultuoso e MENTIROSO), só para que os nossos leitores vejam o tipo de respostas que vão na cabecinha desta gente que parece que tem duas palas nos olhos e no cérebro apenas têm a cassete do costume. Dar os parabéns a quem encerra as instalações a cadeado para obrigar toda a gente a fazer greve...Enfim. Entristece-me esta pobreza de espírito.
Quanto à greve: Havia muita gente que não era do SINTAP (e mesmo que fosse). Má educação foi a do Sr. Paulo Junior que nem sequer acedeu a uma conversa entre duas pessoas adultas.

Jorge Gouveia disse... 6 de outubro de 2009 às 15:57  

Se me permitem tenho de esclarecer, o Sr. Bandeira no comentário anterior.Altruísta é tudo o que você quiser, só não é é democrático, vem de Demo cracia democracia vem do latim quer dizer a força do povo já ouviu falar em vontade do povo? O povo pode querer ir trabalhar e você mais os camaradas da treta, acham que são os sábios iluminados que tudo decidem sem ouvir ninguém, porque acima de tudo são caciquistas e cristalizados nas ideias e nos tempos modernos, já estamos em um novo século, não somos obrigados a ter de aturar falta de respeito por alguém pensar diferente e ter legitimidade para isso.
Diz também que: (estou a transcrever)
A tónica deles é serrem a favor das políticas amarelas reaccionárias e anti-sociais do governo de Sócrates.
Sabe-se que em algumas Câmaras os piquetes tiveram que chamar a polícia de segurança pública devido às reacções provocatórias de alguns sindicalistas afectos ao Simtap
A política agora é ás cores? Politicas amarelas?
Você já ouviu falar em legitimidade? Então acha você que quando a sua preferência tem mais votos, ganhos em sufrágio! Tem legitimidade para governar ou desgovernar, mas quando não lhe é favorável já não vale, È ISSO!!!
Ò Seu Bandeira deixe de se armar em graxa, seja original, e conte como e com que idade veio para a CMA, eu sei, eu sei, cheirou a reforma camarada, e os malandros dos amarelos que lhe trocaram as voltas, Há pois é! Vive agarrado ao passado (Basta olhar para a sua foto já tem mais de 20 anitos certamente) e quem diria que você é um amante de danças de salão especialmente de tango, quando diz que filmes gosta de ficção, não tenho duvidas porque vive na fantasia da demagogia, e quando se refere ao SINTAP escreva com N, OK?
Cá para mim também você está de parabéns, por ser um exemplo de pouca inteligência, será certamente uma referência, para aqueles que lhe alvitram recados ou lhe dão injecções atrás da orelha. E no seu comentário podia acrescentar Contra o Capitalismo o Neoliberalismo e as Politicas de direita e também contra tudo o que é diferente.
Jorge Gouveia

Enviar um comentário